sexta-feira, 24 de abril de 2015

Yakisoba de bifum (macarrão de arroz)




(Rende 2 porções)

150 g de bifum
2 filés de frango cortados em tiras
2 colheres de sopa de óleo
150 g de legumes (usei brócolis, couve-flor, repolho, cenoura e vagem)*
100 g de cogumelo shitake em tiras
1 colher de chá de gengibre ralado
2 colheres de sopa de cebolinha picada
1 colher de sopa de gergelim
1/3 de xícara de shoyu (molho de soja)
1/3 de xícara de água
1 colher de chá de amido de milho (maisena)

*Esse foi o pulo do preguiçoso gato: comprei no hortifruti um pacotinho de mix para yakisoba, que já vem com os legumes cortadinhos para usar (me julgueeem!). Na hora de cortar seus legumes, é importante que o brócolis e a couve-flor sejam separadas em buquezinhos bem pequenos, e a cenoura deve ser fatiada em rodelas finíssimas, de preferência com um fatiador. Se você gosta da vagem crocante, pode colocar pedaços longos, ou cortá-la em pedacinhos de 1 cm caso a queira mais macia.

Preparando o bifum: ferva 1 litro de água, desligue o fogo e deixe o bifum mergulhado por 1 minuto, cravado. Escorra o bifum, jogando água fria por cima. Na hora que ele saiu do "molho" achei que ainda estava meio duro, mas ele terminou de cozinhar só no calorzinho que restou. Então fique de olho e siga as instruções da embalagem.
Preparando todo o resto: em uma panela grande (quem tiver pode - e deve - usar a wok), doure o frango no óleo, junte o gengibre e o gergelim - o gergelim vai pular, já aviso -, deixando refogar um pouco. Acrescente os legumes e a cebolinha. Quando os vegetais estiverem cozidos, mas ainda al dente, junte o macarrão e use dois garfos para misturar. Misture o shoyu com a água e o amido de milho, e coloque na panela do yakisoba. Misture mais uma vez, até o molho engrossar de leve. Sirva imediatamente.

A wok é uma panela grande, de formato bem específico, e apropriada para pratos orientais. Não é dos utensílios básicos de cozinha, mas, para quem tem espaço e $$$ para esse mimo, vale a pena porque a gente gosta de coisas de cozinha e pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário